Artigos Para Pessoas

Sem estresse: saiba como organizar as finanças pessoais

sem-estresse-saiba-como-organizar-as-financas-pessoais.jpeg
Escrito por DNA Saúde

Muitas pessoas sonham em ter uma boa condição financeira para poder aproveitar a vida como quiser sem ser limitado pelos compromissos e dívidas. As dívidas são um das grandes vilãs da boa noite de sono e essa preocupação acaba atingindo as relações pessoais e a produtividade no trabalho.

Apesar das dívidas representarem um problema tão grande e afetarem a qualidade de vida, poucas pessoas param para refletir a respeito do problema e, na tentativa de quitar os compromissos, acabam aumentando os dividendos.

Para te ajudar a organizar as finanças pessoais e ter uma boa qualidade de vida, separamos algumas dicas que vão mudar sua vida financeira. Confira!

Defina objetivos financeiros

Se você está juntando dinheiro, é importante definir qual é o valor que você precisar ter para alcançar o seu objetivo. Por exemplo: compra de um carro ou um imóvel, viagem dos sonhos, estudos, aposentadoria, etc.

Após essa definição, você deverá fazer um planejamento de quanto será necessário por mês para chegar ao valor estipulado. Caso você não tenha objetivo de adquirir algum bem, junte dinheiro da mesma maneira para estar preparado para eventualidades, como tratamentos médicos, manutenção do carro e outros.

Elabore seu orçamento

É muito importante que você tenha bem definido quais são os seus compromissos financeiros antes de estipular um valor para a reserva. Mantenha o hábito de anotar todos os seus gastos previstos para o mês seguinte antes de o pagamento cair (inclua viagem programada, consulta médica, plano de saúde, contas da casa, mensalidades de escola e academia ou qualquer outro gasto que é certo para o período).

O orçamento é muito importante para que você analise seus gastos e priorize o que é essencial. Caso perceba que as contas são maiores do que o dinheiro que tem para receber, você terá tempo de se programar ao invés de esperar o vencimento da conta e entrar em pânico.

Anote todos os gastos para organizar as finanças pessoais

Inclua na sua rotina a anotação dos gastos e lucros do seu dia para poder ter um controle maior do dinheiro que você ainda tem disponível até o fim do mês e ser capaz de analisar para onde seu dinheiro está indo (alimentação fora de casa, festas, passeios, roupas).

Hoje em dia é possível encontrar inúmeros aplicativos, plataformas na internet e planilhas para te ajudar a anotar cada centavo gasto e ainda te fornecem uma análise. Se você não tem um bom controle ou não sabe organizar as anotações corretamente, esses recursos são uma ótima opção!

Gaste com responsabilidade

Quantos casos você já ouviu de pessoas que ganharam uma herança, por exemplo, e, em pouco tempo, já estavam endividadas? Muitas pessoas se preocupam apenas com o montante ganho, mas poucos têm o controle na hora de gastar.

Se você tem um objetivo para alcançar, deve reavaliar essas despesas e cortar o que é supérfluo. É claro que você pode investir em seu lazer, afinal você trabalha pesado o mês inteiro não é só para pagar contas, não é mesmo? Seu salário também tem que te proporcionar qualidade de vida.

Portanto, tenha responsabilidade e priorize os seus gastos. Escolha um programa que está dentro do seu orçamento e avalie realmente suas necessidades de aquisição, cortando o que não é importante para o momento.

Invista seu dinheiro

Se você quer fazer seu dinheiro render, é fundamental que você invista o capital que possui. Dentre as inúmeras formas de aplicar o dinheiro, podemos citar: tesouro direto, previdência, imóveis, consórcio, ações, poupança, etc.

Caso você não tenha domínio sobre as possibilidades, converse com o gerente do seu banco, amigos que aplicam o dinheiro ou procure uma empresa especializada para ter segurança na escolha.

Além das dicas dadas acima, uma boa opção para economizar é evitar o uso do cartão, seja de débito ou de crédito. Quando é utilizado somente o dinheiro como forma de pagamento, é possível ter uma noção maior dos gastos.

Conhece alguém que precisa urgentemente de organizar as finanças pessoais? Então compartilhe esse post em suas redes sociais e deixe esse conteúdo disponível para quem precisa!

Sobre o autor

DNA Saúde

Deixar comentário.

Share This
Navegação