Artigos Para Empresas

Saúde x Trabalho: como melhorar a produtividade e motivação dos seus funcionários

qualidade-de-vida-no-trabalho-1
Escrito por DNA Saúde

Segundo a OMS-Organização Mundial de Saúde, dentre diversos fatores que influenciam na saúde, a qualidade de vida representa 50%, ou outros 50% estão representados por: acesso a saúde 10%, genética 20% e ambiente 20%.

Em um mercado altamente competitivo a Qualidade de Vida tornou-se um ativo muito importante nas organizações gerando saúde, equilíbrio, integração e maior produtividade.

A adoção de práticas saudáveis proporciona ao indivíduo maior resistência ao estresse, melhoria na estabilidade emocional, aumento da motivação e eficiência ao trabalho.

Implementar ações de qualidade de vida e incentivar bons hábitos aos colaboradores trará um ganho de duas vias.  Ganha a empresa com a redução de afastamentos, além de proporcionar maior rendimento, ou seja, impacta diretamente na produtividade e ganha também o funcionário em motivação e melhoria do seu bem estar.

É fato, a melhoria da qualidade de vida dos funcionários está intimamente ligada à melhoria do seu desempenho profissional afetando os comportamentos individuais e coletivo como por exemplo: motivação, adaptação às mudanças no ambiente de trabalho, melhoria na capacidade de criatividade.

Foi pensando nisto que a DNA Planos de Saúde desenvolve, implementa e gerencia projetos empresariais relacionados à qualidade de vida no ambiente de trabalho provendo soluções em qualidade de vida, como por exemplo Ginástica Laboral e Programas de Educação Nutricional.

No campo nutricional implementamos ações voltadas para as Pequenas e Médias Empresas, setor altamente esquecido pelas empresas de planos de saúde no quesito qualidade de vida.

É possível promover, por exemplo, para empresas que contam com 10 funcionários ou mais, o “Dia da Alimentação Saudável” levando aos colaboradores das PME´s conceitos tais como:

  • A importância da alimentação saudável
  • O que é Obesidade e suas consequências
  • O que é Diabetes e como evitá-la
  • O que é Hipertensão e como evitá-la
  • O que é Colesterol e como evitá-lo
  • Importância das frutas, legumes e verduras na alimentação diária
  • Sal, quanto consumir?
  • O que é Gordura Saturada?
  • Importância da água e muito mais!

Entendemos que a nutrição exerce fator preponderante no tema “qualidade de vida”. Já ouviu na frase: somos o que comemos?

Esta afirmação é totalmente verdadeira  e demonstra  a real importância dos alimentos para a saúde.

Uma má alimentação pode provocar incontáveis problemas de saúde e ajudar no aparecimento de doenças.

Por isto, um programa de incentivo a boa nutrição na sua empresa, certamente irá contribuir em uma visível melhoria na saúde e qualidade de vida do seu colaborador aumentando a sua motivação e produtividade.

Quer saber mais sobre qualidade de vida? Veja o post 5 hábitos que você deve cortar para ser mais saudável.

Sobre o autor

DNA Saúde

Deixar comentário.

Share This
Navegação