Artigos Para Pessoas

Saiba os principais benefícios da atividade física na água

saiba-os-principais-beneficios-da-atividade-fisica-na-agua.jpeg
Escrito por DNA Saúde

Seja para cuidar da aparência ou da saúde, os benefícios da atividade física podem ser sentidos logo após uma série de exercícios ser realizada. Cada vez mais as pessoas estão procurando as atividades físicas como uma forma de melhorar a qualidade de vida e aumentar a autoestima, e essa demanda já pode ser vista no mercado brasileiro: em 5 anos, o número de academias cresceu 133%.

As atividades aquáticas, como natação e hidroginástica, são exercícios físicos que ajudam no desenvolvimento muscular e ósseo de seus praticantes, além de ajudar a reduzir a gordura corporal, sendo ideal para quem quer perder uns quilinhos. E o melhor de tudo: é indicado adultos e crianças também!

6 benefícios da atividade física aquática para sua vida

1- Melhora a qualidade do sono

Além de evitar o ganho de peso e melhorar o tônus muscular, as atividades aquáticas aumentam a qualidade do sono, pois o cérebro libera mais endorfina ao realizar os exercícios na água, deixando o corpo mais relaxado na hora de dormir.

Os exercícios aquáticos são uma ótima opção para quem sofre de ansiedade, também!

2- Ajuda na perda de peso

Se você está com vontade de refinar a silhueta com uma atividade bem relaxante, saiba que a hidroginástica cumpre muito bem esse objetivo. Além da redução de gordura, essa atividade aquática ainda ajuda no aumento da força muscular, proporcionando mais resistência física e aumentando a capacidade cardiorrespiratória.

3- Auxilia na recuperação de lesões

Por não oferecer impacto às articulações, várias atividades aquáticas são indicadas como um auxiliar em processos de recuperação – vide a hidroterapia. E o fato da água reduzir a percepção do peso corporal em 90% mais a sensação relaxante que a água traz, a atividade é super indicada para gestantes e idosos.

4- Trabalha todos os músculos do corpo

Diversos grupos musculares são trabalhados ao realizar as atividades aquáticas. Atividades como Hidro Bike e Hidro Pump ajudam no desenvolvimento dos músculos, auxiliando na recuperação de seu tônus e ainda contribuindo para a definição.

Além de músculos mais rígidos, atividades como natação, por exemplo, melhoram todo o sistema respiratório e cardíaco.

5- Reestabelece a saúde emocional

Com uma rotina que é dividida entre família e negócios, é impossível não ter dias verdadeiramente estressantes.

Entre os benefícios psicológicos da atividade física aquática, estão a melhora no bem-estar, alívio do stress, diminuição da ansiedade, elevação de autoestima e um ganho de disposição mental. Realizar qualquer exercício dentro d’água é capaz de dar uma revigorada na mente, além de trazer todos os benefícios citados para o corpo.

6- Mais qualidade de vida

Além de melhor toda a musculatura do corpo, reduzir as medidas, melhorar a capacidade cardíaca e respiratória e combater um monte de outros problemas, as atividades embaixo d’água proporcionam uma sensação de bem-estar geral.

Além de um corpo mais forte e bonito, você terá mais felicidade e qualidade em todos os âmbitos de sua vida!

No entanto, para obter todos os benefícios das atividades físicas aquáticas, é preciso ser acompanhado por um profissional devidamente certificado, fazendo os exercícios sob sua orientação e cuidados. É preciso escolher bem e ver qual academia oferece as melhores condições para suas necessidades.

Gostou do artigo? Mostre aos amigos os benefícios da atividade física na água! Compartilhe este post em suas redes sociais!

Sobre o autor

DNA Saúde

Deixar comentário.

Share This
Navegação