Artigos Para Empresas

Quais os benefícios que retém talentos e aumentam a produtividade dos funcionários?

capa video 3
Escrito por DNA Saúde

Profissionais de recursos humanos empenham-se ao máximo em reter talentos em suas empresas. O que acontece é que, quando a empresa não possui condições de oferecer altos salários e competir com outras empresas, a solução é investir em benefícios, o que poderá ser um diferencial em relação às demais organizações.

 

Podemos afirmar que na visão dos colaboradores, existe um valor implícito em fazer parte de uma empresa, que muitas vezes transcende a questão salarial. Cientes disso, especialistas apontam que é possível reter os principais talentos de uma organização e obter uma maior produtividade se a empresa adotar uma política de benefícios que esteja alinhada à percepção que seu corpo funcional tem de valor agregado em seus benefícios. Para tanto, as empresas buscam a todo custo descobrir e colocar em prática a inclusão de benefícios que realmente representem ganho na visão de seus empregados.

 

A proposta desse artigo é sugerir alguns benefícios que poderão contribuir com o fortalecimento dos vínculos existentes entre empresa e empregado, na tentativa de obter também melhor produtividade de seus colaboradores. Veja quais são eles:

 

REMUNERAÇÃO INDIRETA

 

Nesse contexto, entende-se por remuneração indireta, tudo aquilo que o empregado recebe além do seu salário, indiretamente. Podemos citar, portanto:

 

Ticket refeição ou alimentação;

 

Cesta básica;

 

Auxílio creche;

 

Anuênios;

 

Auxílio farmácia;

 

O funcionário que tem um salário relativamente baixo em comparação ao mercado, mas que percebe esses e outros tipos de acréscimos em seu contracheque serão motivados a permanecer na empresa, são incentivos que trazem tranquilidade e conforto para ele e para a família.

 

Algumas empresas têm investido alto nesse tipo de benefícios, tornando cada vez mais sólida a permanência de seus colaboradores. Outro bom exemplo dessa mesma natureza são os incentivos ao estudo, que são dados aos empregados através do reembolso de parte de seus gastos com ensino técnico ou superior, permitindo que seus colaboradores sigam sua carreira acadêmica, o que de certa forma valoriza o corpo funcional da organização. Parte desse benefício ainda poderá ser deduzida do imposto de renda da empresa, o que atesta sua viabilidade.

 

Plano de saúde

 

Ao analisarmos a alta demanda de pacientes nas filas do Sistema Único de Saúde (SUS), entendemos o motivo pelo qual um dos benefícios mais valorizados e procurados pelos empregados é o plano de saúde. Saber que poderá ser atendido a qualquer momento em uma emergência, ou realizar exames ou outros procedimentos médicos que sejam necessários à manutenção de sua saúde e de seus dependentes.

 

Para as empresas que possuem menor capacidade de investir em seus colaboradores, o plano de saúde pode ser com participação do empregado, ou com um valor acrescido por dependente, o que não descaracteriza sua funcionalidade e nem a percepção de valor agregado ao colaborador.

 

Participação nos lucros

 

Um dos grandes motivadores da produtividade, uma vez que os valores a serem distribuídos estão diretamente ligados aos resultados, a participação nos lucros tem sido adotada por boa parte das empresas. Para que haja envolvimento e comprometimento de todos, é necessário que os critérios sejam explicados de forma clara aos empregados, para que cada funcionário, ou cada equipe, busque atingir suas metas, cada um em sua área de atuação, seja ela direta ou indireta.

 

São muitos os benefícios que poderíamos elencar aqui, porém, vamos nos ater a esses três e seus desmembramentos. O fato é que com criatividade, a empresa poderá proporcionar os melhores incentivos a seus colaboradores, bastando para isso que descubra quais são os mais apreciados.

 

Em sua opinião, qual benefício mais contribui com a permanência de um funcionário? Deixe aqui a sua opinião.

Sobre o autor

DNA Saúde

Deixar comentário.

Share This
Navegação