Artigos Para Empresas

Prevenir a H1N1: como evitar doenças que se espalham no tempo seco?

prevenir-a-h1n1-como-evitar-doencas-que-se-espalham-no-tempo-seco.jpeg
Escrito por DNA Saúde

Em regiões tropicais como o Brasil, é natural passarmos por uma estação de tempo seco. No nosso caso, seria o Inverno, que é frio e possui baixos índices de umidade. Essa combinação pode ser extremamente fatal para o aparecimento de doenças oportunistas.

Seja por vírus, bactérias, fungos ou alergias, a falta de umidade é propícia para o aparecimento de muitos males se não ficarmos atentos, como a perigosa H1N1. Saiba agora as formas de prevenir a H1N1 e como evitar outras doenças que se espalham no tempo seco.

Como prevenir a H1N1

Conhecendo o agente causador

A H1N1 é uma gripe do tipo Influenza A (categoria mais perigosa). Ela se tornou especialmente conhecida entre os anos 2009 e 2010 quando sua forma mutagênica atingiu o Brasil e passou a ser chamada Gripe Suína.

Por ser provocada por um vírus, assim como outras gripes, a H1N1 está sujeita a constantes mutações, o que pode dificultar a sua erradicação. No entanto, sabendo seus sintomas, tratamentos e métodos de prevenção, fica fácil se proteger.

Principais sintomas

Alguns sintomas são parecidos com outras gripes, mesmo aquelas do tipo Influenza B ou C, porém, a intensidade é mais acentuada. Percebe-se o aparecimento de febre alta e repentina, dores nas articulações, dores pelo corpo e na cabeça, além de extremo cansaço.

Tratamentos disponíveis

Atualmente existe um remédio específico para o combate à H1N1, o chamado Oseltamivir, distribuído atualmente pelas redes públicas de saúde. No entanto, o doente deve também se permanecer em repouso, hidratar-se corretamente e fazer o uso de analgésicos se o médico recomendar.

Método de prevenção

Por ser um vírus que se aproveita do tempo seco, há algumas medidas que podem ser tomadas para contornar a falta de umidade. Espalhar toalhas úmidas pela casa, fazer uso de umidificador e hidratar-se com pelo menos 2 litros de água por dia são algumas medidas profiláticas que auxiliam para o não aparecimento da doença. Além disso, atualmente existe a vacina contra a H1N1, disponível gratuitamente pelo governo.

Outras doenças que se espalham no tempo seco

A falta de umidade é caracterizada, justamente, pela baixa quantidade de moléculas de água no ambiente. 

Mas por que isso favorece o aparecimento de doenças? Simples: a má hidratação do organismo deixa as células de defesa mais fracas e, pra piorar, com o tempo seco, os agentes causadores de doenças se mantém mais tempo suspensos no ar. Esses fatores podem ser ideais para o aparecimento de doenças oportunistas. Conheça algumas delas e saiba como evitá-las!

Gripe

A gripe é causada por diversos tipos de vírus Influenza. Os mais comuns são do tipo A e B. Entre os principais sintomas, encontram-se febre alta, dores pelo corpo e fadiga. Além da vacinação preventiva, a boa hidratação somada a ingestão de alimentos ricos em vitamina C afastam o perigo.

Resfriado

Muita gente confunde resfriado com gripe. Embora ambos sejam causados por vírus, o resfriado é menos intenso, com febre baixa e caracterizado por coriza e tosse. Umidificar o ambiente e uma boa hidratação ajudam na prevenção.

Conjuntivite alérgica

Com a falta de umidade, os agentes causadores de doenças podem entrar no organismo pelo muco ocular também, causando a conjuntivite alérgica. Coceira e irritação são comuns nesse caso e o uso de colírios se mostra bastante eficaz tanto na prevenção como no combate à alergia.

Sinusite

No tempo seco, as mucosas do organismo ficam mais espessas e dificultam o combate à vírus e bactérias. Esse muco também está presente nos seios da face e, quando inflamados, produzem a sinusite, caracterizada por dores de cabeça, coriza e muitas vezes, febre. Um balde de água pode ajudar a umidificar o ambiente e impedir que a doença chegue.

É muito importante ficar esperto nesses períodos de seca, pois é nessa época do ano que as doenças aproveitam para se instalarem com mais facilidade no nosso organismo. No entanto, é muito fácil prevenir a H1N1 e outras doenças. Basta cuidar-se sempre e não abrir brechas para a instalação desses agentes patológicos, bebendo água a todo momento e umidificando o ambiente de alguma forma.

Se você gostou do nosso artigo sobre H1N1 e outras doenças, confira também nosso post Seguro saúde x plano de saúde: entenda as diferenças!

Sobre o autor

DNA Saúde

Deixar comentário.

Share This
Navegação