Artigos Para Empresas

Motivação x Satisfação: qual a diferença ?

capa video 5
Escrito por DNA Saúde

Você quer funcionários aplicados e rendendo ao máximo? Saiba que eles precisam ter motivação e se sentirem satisfeitos com o que fazem e com a empresa. Sim, são duas coisas bastante diferentes. De maneira geral, podemos falar que na motivação são incluídos os desafios que o trabalho traz e o reconhecimento que a empresa dá ao funcionário. Já na satisfação incluem-se as condições de trabalho, a remuneração, a existência de benefícios entre outros. Para um funcionário estar realmente feliz e permanecer onde está ele precisa das duas coisas: motivação e satisfação.

Diferenças entre motivação e satisfação

Para ficar mais fácil de entender essas duas palavras que, muitas vezes, são usadas erroneamente como sinônimos pela empresa, pense que a motivação é o que faz a pessoa ir trabalhar. Por que ela trabalha nessa empresa e nesse cargo? Pode ser por que esse era o cargo do sonho dela, pode ser que ela acredita na empresa ou simplesmente porque tem contas a pagar no final do mês. Isso mostra que o que motiva a pessoa a acordar cedo e ir para o trabalho nem sempre é um item apenas.

Várias razões podem levar uma pessoa a estar trabalhado onde está. Essa é a motivação. O que leva ela a estar ali. Um funcionário que tem como objetivo se sentir bem no local de trabalho, de estar satisfeito com a remuneração, de estar satisfeito com as condições de trabalho e com a forma como é tratado, é um funcionário que trabalha melhor, se dedica mais e rende mais. Com isso, vemos que um funcionário só se sente totalmente motivado se ele estiver satisfeito.

A satisfação refere-se a “quanto é bom realizar esse trabalho”. Ela pode ser conquistada de várias maneiras como por um bom salário, um ambiente agradável, amizades no serviço, benefícios, plano de saúde, entre outros. É difícil quantificar a satisfação por que cada pessoa fica satisfeita de uma maneira.

É por isso que a satisfação e a motivação acabam por caminhar juntas e muitas vezes, são confundidas por empresários, gestores e chefes. Isso não significa, por exemplo, que uma pessoa não possa estar satisfeita e ao mesmo tempo desmotivada ou insatisfeita e motivada. Isso pode acontecer. Por exemplo, a motivação de ela ir trabalhar pode existir e ser o fato de ela precisar receber um salário no final do mês, porém, ela não está satisfeita com o que faz, pois não tem um ambiente bom de trabalho.

Como as empresas podem trabalhar isso

A insatisfação gera infelicidade que vai levar a desmotivação. Um funcionário insatisfeito e desmotivado não produz tanto quanto poderia produzir, ou seja, se a empresa não trabalhar nisso, terá menos rentabilidade. Pessoas motivadas e felizes no trabalho são mais satisfeitas profissionalmente.

Por isso, as empresas devem investir em motivação e satisfação visando funcionários mais rentáveis. Reconhecimentos, bonificações, acesso a planos de saúde, plano de cargos e salários, entre outros, estão dentre as atitudes básicas de uma empresa que zela pela motivação e satisfação da sua equipe.

Os seus funcionários estão motivados e satisfeitos? Conte pra gente nos comentários! 

Sobre o autor

DNA Saúde

Deixar comentário.

Share This
Navegação