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Gestão do tempo no trabalho: 5 dicas para produzir mais

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Escrito por DNA Saúde

O desejo de muitas empresas é que os profissionais sejam produtivos, e estes, por sua vez, buscam formas de conseguir uma boa gestão de tempo no trabalho para atingir as metas propostas. É algo desafiante para ambas as partes. Porém, é absolutamente possível tornar as horas do dia mais produtivas.

Quer saber como? Confira a seguir as dicas que preparamos!

1. Defina prioridades para realizar as tarefas

É comum os profissionais terem muitas tarefas ao longo do dia. Mas, para conseguir melhor gerenciamento do tempo, é preciso definir quais são prioridades, ou seja, separar o que é muito importante para aquele momento do que não é. Uma dica é conversar com o seu superior e avaliar quais atividades devem ser priorizadas tanto diaria quanto semanalmente.

Além disso, evite fazer muitas tarefas de forma simultânea, pois isso só gera uma falsa sensação de alta produtividade. Na verdade, só há estresse e pressão, sem quase ou nenhum resultado.

2. Reavalie suas atividades frequentemente

Por mais que haja um costume de fazer as tarefas de determinada maneira, é importante reavaliá-las constantemente para saber se o método escolhido é o mais viável e produtivo, ou mesmo se ainda há realmente necessidade de realizar algumas atividades.

Ao fazer essa análise, o trabalho ficará muito mais dinâmico e eficiente, além de evitar perda de tempo com algo que não é mais importante ou produtivo.

3. Faça um planejamento para gestão do tempo no trabalho

Planejamento é uma das principais formas para conseguir melhorar o controle do tempo no trabalho e aumentar a produtividade. Dedicar alguns momentos para organizar tarefas, obrigações, prioridades e definir o que será feito em qual dia da semana é algo que irá trazer mais organização ao cotidiano e muita agilidade para o setor.

Por isso, a dica é na sexta-feira já programar o que será feito na próxima semana. Dessa forma, quando chegar a segunda é só seguir a lista criada e cumprir cada uma das atividades necessárias.

4. Fuja das distrações ao longo do dia

A internet é uma ótima ferramenta para o dia a dia das empresas, porém é preciso cuidado para que não seja uma fonte de distrações. Todos estão expostos às redes sociais, têm os seus sites e blogs favoritos, gostam de acessar o Youtube e conversar com os amigos nos chats. Porém, cada vez que se dedica um tempo a esses canais, perdem-se algumas boas horas ao longo da semana e, com isso, a produtividade cai também.

O melhor a fazer é se disciplinar e acessá-los em momentos predeterminados e por um tempo já estipulado. Configure as redes para não receber notificação e deixe o smartphone no silencioso, principalmente, para fazer tarefas que exijam mais concentração. Policiar-se é fundamental para evitar essas distrações ao longo do dia.

5. Use gerenciadores de tarefas e aumente a produtividade

Como há muitas tarefas ao longo do dia, usar uma simples agenda de papel talvez não seja a forma mais produtiva para se organizar e lembrar-se de tudo. Uma dica é usar gerenciadores de tarefas online. Com eles, é possível o time inteiro participar do projeto e ter um fácil acompanhamento de tudo o que está sendo feito.

Há diversos que funcionam como agenda e organizador de tarefas. Entre os mais conhecidos estão o Google Drive e o Trello, ambos gratuitos e bem fáceis de usar.

Você gostou das nossas dicas para gestão do tempo no trabalho? Conte para nós nos comentários!

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DNA Saúde

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