Artigos Para Pessoas

Como uma planilha de orçamento familiar pode te ajudar

depositphotos_74708213_l2015.jpg.jpeg
Escrito por DNA Saúde

Pense nos seus gastos mensais, incluindo aqueles bem pequenos que, no final do mês, consomem boa parte de seu orçamento. Agora pense nesses gastos multiplicados pelo número de membros da sua família. Se você já fazia um controle dos seus gastos pessoais, vai entender porque é fundamental ter uma planilha de orçamento familiar para controlar os gastos da casa.

Por que ter uma planilha de orçamento familiar?

Antes de ter uma planilha, é imprescindível que você entenda o valor dessa ferramenta. Ter uma planilha de orçamento familiar é importante para manter os gastos em dia e para conseguir fazer planos e realizar sonhos. Isso mesmo: sonhos! Os grandes desejos e objetivos da vida, para serem concretizados, exigem boa dose de disciplina e abnegação. Por isso todos devem estar conscientes do valor e função do controle de gastos, para que cada um consiga contribuir à sua maneira.

Como é o uso da ferramenta

Não adianta ter uma super ferramenta, com 50 planilhas dinâmicas, se você não sabe usar 10% dos recursos disponíveis nela. A escolha da planilha tem que ser de acordo com a sua realidade e considerar se você tem gastos com financiamento ou aluguel, gastos com seguro de carro, plano de saúde, despesas com animais de estimação, custos que não são mensais como licenciamento e outros. Você é a melhor pessoa para escolher a sua planilha de orçamento familiar.

O que a planilha permite

No primeiro momento, toda a família será impactada ao ver o quanto é gasto com questões supérfluas e desnecessárias. Isso pode assustar um pouco e levar a um certo desespero, mas é importante não desanimar e continuar firme com o controle de gastos.

Uma forma de mudar as finanças da família para a melhor é criar metas mensais e anuais para cada pessoa da família. O pai pode descobrir formas de economizar com o combustível ou com a limpeza do carro, a mãe pode criar alternativas de aproveitar melhor os alimentos e reduzir o desperdício, as crianças podem ajudar com a limpeza do quintal e com pequenas tarefas domésticas, para que se consiga dispensar a diarista por um dia, por exemplo.

Analise as informações com frequência

Crie o hábito de comparar os gastos a cada mês e analisar que tópicos influenciaram as despesas do mês. Se você tem um plano de saúde com coparticipação e precisou fazer um check-up em determinado mês, vai sentir esse impacto no mês seguinte. Isso requer um controle maior nos meses subsequentes e talvez você tenha que realocar algum gasto em função dessa alteração.

A poupança tem um lugar fundamental na planilha

A família faz todo o esforço de economia para ter algum benefício, como melhoria na qualidade de vida e mais oportunidades de diversão. Por isso, a poupança deve ter um lugar nobre na planilha de orçamento familiar. A poupança ou outros investimentos feitos pela família devem contribuir para a realização dos sonhos, seja com a aquisição de uma casa de campo ou com um curso no exterior.

E você, já descobriu o valor de ter uma planilha de orçamento familiar?

Sobre o autor

DNA Saúde

Deixar comentário.

Share This
Navegação