Artigos Para Empresas

Como tornar uma proposta de trabalho irresistível?

como-tornar-uma-proposta-de-trabalho-irresistivel
Escrito por DNA Saúde

É um grande desafio empreender no Brasil. Alta carga tributária e dificuldade de mão de obra qualificada são as maiores queixas dos empresários. Montar e manter uma boa equipe motivada pode ser fundamental para o seu negócio.

Mas não é fácil montar a equipe certa, com as competências, formações e habilidades necessárias para o crescimento da sua empresa.  Depois que sua equipe está montada, outro desafio: manter a equipe coesa e motivada!

É aqui que entra a retenção de talentos. Afinal, você não quer ter que começar a montar um time do zero toda vez que colaboradores receberem uma proposta melhor de trabalho, correto?

A retenção de talentos é fundamental para qualquer empresa. É fato que os funcionários são ativos fundamentais, por isto a importância de conquistá-los com engajamento.

O mercado de trabalho não conta com farta mão de obra qualificada. Por isto muita gente acaba por trocar de emprego após receber uma proposta de trabalho mais atraente.

Pesquisa da empresa líder mundial em recrutamento especializado “Robert Half”  ouviu 1.775 diretores de RH de várias nacionalidades concluiu que o Brasil é o líder mundial em rotatividade de funcionários.

Isto mesmo! O turnover nas empresas brasileiras aumentou em 82% desde 2010. O dobro da média mundial que é de 38%.

Com isto, as empresas enfrentam um grande problema de falta de mão de obra qualificada, sendo muito importante criar mecanismos de retenção de funcionários.

Ouvimos muitas reclamações que o mercado é escasso de profissionais qualificados e certamente a rotatividade de funcionários leva muito dinheiro para o ralo.

Por isto listamos a seguir as formas mais indicadas de melhorar a retenção de talentos na sua empresa:

  • Plano de carreira bem definido
  • Remuneração e benefícios ( o benefício mais valorizado é o plano de saúde )
  • Pesquisas de clima organizacional
  • Trabalho próximo da residência
  • Participação dos colaboradores nas decisões da empresa
  • Comunicação Clara e Eficiente
  • Feedback constante

Não é mais o salário que é considerado na decisão sobre trocar ou não de emprego. Os colaboradores prestam muito a atenção nos benefícios, plano de carreira e a possibilidade de desenvolvimento profissional.

Com relação aos benefícios, o plano de saúde é o mais valorizado.

Neste contexto, um bom plano de saúde pode ser estratégico para o melhorar a retenção de mão de obra. Por isto a importância de tomar a decisão correta, tanto no momento da aquisição do plano de saúde empresarial, como na sua gestão e manutenção. Para saber mais conheça também nosso e-Book Manual dos Planos de Saúde para PME´s. 

Outro fator muito importante é o clima organizacional. Afinal seus colaboradores passam a maior parte do tempo na empresa. Um clima agradável é fundamental. Por isto invista em pesquisas de satisfação. Qualquer sinal de insatisfação deve ser entendido como necessidade de mudanças.

Tendo em vista a grande procura por qualidade de vida, é muito importante tentar evitar a contratação de profissionais que residam muito distantes da empresa. O tempo de deslocamento e o trânsito devem ser considerados como fator decisivo. Afinal um colaborador que perde 2 horas em deslocamento tende a chegar no trabalho já cansado e estressado.

Envolver os funcionários em algumas decisões da empresa também é um bom fator de motivação. Isto certamente elevará sua auto-estima e melhorará o clima organizacional.

Uma comunicação clara e eficiente é outro fator muito relevante. Toda comunicação dentro da empresa deve ter efetividade, isto é, ser muito clara e pontual para não deixar qualquer dúvida sobre os processos ou cultura da empresa.

Por fim, é muito importante fazer feedback constantemente. Os funcionários gostam de saber onde podem melhorar, mas principalmente onde estão acertando e contribuindo com o crescimento da empresa. É preciso ajudar os funcionários a alcançarem o sucesso e orientá-los quando estão com dificuldades. Fazer reuniões de feedback constantemente contribui muito não só para o sucesso da equipe como também melhora a motivação de todos.

Você pratica alguma destas recomendações na sua empresa? Conte-nos qual a sua experiência.

Sobre o autor

DNA Saúde

Deixar comentário.

Share This
Navegação