Artigos Para Empresas

Ambiente de Trabalho Saudável

ambiente-trabalho
Escrito por DNA Saúde

Em média, uma pessoa dedica 70% de seu tempo diário ao trabalho. Essa porcentagem leva em conta o deslocamento de casa ao trabalho, o tempo de sua jornada acrescido do deslocamento do local de trabalho de volta para casa. Então, facilmente percebemos, que uma pessoa passa a maior parte de sua vida inserido no ambiente onde exerce suas funções laborais.
Dados alarmantes levantados pela Organização Mundial da Saúde e Organização Internacional do Trabalho, apontam que cerca de 160 milhões de novos casos de Doenças Relacionadas ao Trabalho ocorrem a cada ano.
Levando esses dados em consideração, as empresas e principalmente as operadoras de planos de saúde, buscam colocar em prática projetos que visam o enriquecimento do ambiente de trabalho e consequentemente a melhora da qualidade de vida e saúde do trabalhador, tendo em vista que um trabalhador saudável e satisfeito, assume o papel de ser mais confiante, mais motivado e melhor preparado para lidar com adversidades.
Esses projetos incluem vários aspectos, em um deles empresa deve sempre buscar conhecer e aproveitar as habilidades de seus funcionários (testes de aptidão, entrevistas e dinâmicas), além de manter um canal de comunicação sempre aberto, atraves de um e-mail ou caixa de sugestões por exemplo.
Fornecer e cuidar de áreas comuns, onde os funcionários possam interagir uns com os outros e ter momentos de relaxamento (jardins, salas de descompressão, salas de jogos e leitura), além de promover ações que enriqueçam o relacionamento interpessoal (ações sociais, campeonatos esportivos, campeonatos de raciocínio e exposição de talentos).
Outros aspectos incluem a acessibilidade, inclusão e capacitação de pessoas portadoras de necessidades especiais, projetos ergonômicos (como mobiliário e ferramentas), palestras informativas com fisioterapeutas e ergonomistas sobre postura, carregamento de cargas e organização do posto de trabalho.
A implantação de ginástica laboral ou outras atividades desenvolvidas dentro do ambiente laboral com profissionais habilitados e qualificados, criação de grupos de atenção e apoio anti tabagismo, anti alcolismo e anti consumo de drogas também são muito importantes para o enriquecimento do ambiente. Este tipo de apoio deve se estender para toda a família do funcionário. É importante sempre levar em consideração que problemas graves enfrentados dentro de casa refletem prontamente na saúde física, mental e no rendimento de seu funcionário.
Um ponto muito importante e que vem crescendo dia a dia é a orientação nutricional. Através da implantação de programas elaborados e acompanhados por profissionais nutricionistas, apresentam melhora significativa na saúde e qualidade de vida dos funcionários, além de se estender à família dos mesmos, o que eles aprendem na empresa automaticamente começa a ser incorporado em sua vida familiar e consequentemente temos uma família toda cuidando da saúde juntos.
Cada vez mais, é possível observar empresas que se uniram com suas operadoras de planos de saúde e conseguiram bons resultados ao lidar com esses assuntos. Funcionários bem orientados e comprometidos com o cuidado da saúde tendem a reduzir drasticamente o percentual de afastamentos causados por doenças.

Dra. Emanuela Ap. G. Ruiz
Fisioterapeuta e Técnica em Segurança do Trabalho

Sobre o autor

DNA Saúde

Deixar comentário.

Share This
Navegação