Artigos Para Empresas

7 dicas que você precisa saber sobre como demitir um funcionário

capa video 7
Escrito por DNA Saúde

Demitir alguém nunca será algo agradável, mas há algumas atitudes que podem fazer com que esse processo seja menos traumático tanto para você, que dará a notícia, quanto para quem a receberá. Vale ressaltar que os cuidados para um processo de demissão “bem feito” iniciam-se bem antes do comunicado ao colaborador da empresa. Para ajudar nesse processo, separamos algumas dicas que você precisa saber sobre como demitir um funcionário.

 

Dicas que você precisa saber sobre como demitir um funcionário

 

1- ALERTE O FUNCIONÁRIO

 

Caso a demissão vá ocorrer pelo desempenho não adequado ao esperado, é importante que você alerte o funcionário antes. Dar feedbacks um tempo antes de resolver realmente demiti-lo, é uma forma de já alertá-lo e prepará-lo para isso e, ao mesmo tempo, incentivá-lo a mudar e melhorar seu desempenho.

 

2- A NOTÍCIA DEVE SER DADA PELO SUPERVISOR

 

O ideal é que o supervisor ou chefe direto do funcionário seja o responsável por dar a notícia, ou pelo menos esteja junto nesse momento. Isso servirá para que o funcionário veja que quem o acompanha participou da decisão, ou seja, ela realmente foi tomada por que ele não estava se encaixando no que a empresa precisava e não por outro motivo banal qualquer.

 

3- SEMPRE TER MAIS DE UMA PESSOA

 

Para evitar problemas e até ter uma testemunha do que aconteceu, é bom ter mais de uma pessoa na hora do aviso da demissão. Pode ser um auxiliar de RH, por exemplo. Isso ajuda também evitar discussões. É importante ser breve nesse momento e não tornar o aviso simples um bate papo ou uma briga.

 

4- É IMPORTANTE ESCREVER E ASSINAR O AVISO

 

Provavelmente, por melhor que seja feito o aviso, a pessoa ficará surpreendida e não se lembrará de tudo o que foi dito. Por isso, é interessante fazer o aviso por escrito e nele colocar todos os detalhes da demissão como aviso prévio, último salário, possibilidade de permanência no plano de saúde empresarial, dentre outros. É interessante deixar uma cópia com o empregado e ter uma cópia sua, na qual deverá pedir para que ele assine a ciência e date.

 

5- DÊ A NOTICIA NO DIA MELHOR

 

Não há um consenso sobre qual é o melhor dia para esse tipo de notícia, mas a segunda-feira permite que o funcionário no mesmo dia comece a procurar um emprego novo. Ao mesmo tempo, alguns preferem na sexta-feira, para que a pessoa tenha tempo para refletir durante o final de semana e se preparar para buscar uma nova oportunidade no mercado de trabalho assim que a segunda-feira chegar. Além disso, no final de semana a pessoa tem como procurar em classificados e na internet novas oportunidades, o que pode facilitar o processo. Cabe a você definir o melhor dia. O importante é avisar o funcionário logo para que ele possa se programar.

 

Demitir alguém é algo doloroso, mas essas atitudes podem tornar o processo mais ameno. Como você lida com a demissão de funcionários na empresa na qual atua? Comente!

Sobre o autor

DNA Saúde

Deixar comentário.

Share This
Navegação