Artigos Para Empresas

7 dicas para melhorar o clima organizacional da sua empresa

capa video 8
Escrito por DNA Saúde

O clima da organização é um assunto que deve ter prioridade entre gestores e equipe de RH. Uma empresa que apresenta características que promovam a satisfação de seus funcionários ganha em produtividade e mão de obra qualificada. Organizações que oferecem bons benefícios e um ambiente de trabalho agradável têm grande procura por profissionais interessados em trabalhar nelas. Isso aumenta o leque de opções para novos funcionários, aumenta a competitividade para entrar na empresa e possibilita que sejam escolhidos os melhores especialistas na área. Além disso, manter a satisfação dos colaboradores é uma ação essencial para garantir a produtividade da companhia: funcionários motivados produzem mais e melhor. Confira aqui algumas dicas para tornar o clima de sua empresa ainda mais agradável:

 

7 dicas para melhorar o clima organizacional

 

  1. REGRAS FLEXÍVEIS

 

Algumas regras são indispensáveis para que o trabalho na empresa se desenvolva da melhor forma possível, outras podem ser mais flexíveis. Oferecer opções que agradem diferentes perfis é uma maneira de atender às preferências individuais de seus colaboradores. Um exemplo são os horários de entrada e saída. Se o trabalho da organização permitir, pode ser uma boa ideia disponibilizar alternativas para que cada funcionário escolha a melhor opção para ele.

 

  1. COMEMORE DATAS ESPECIAIS

 

Datas como dia do trabalhador, Natal e aniversários não devem ser passadas em branco. Ações que busquem celebrar esses dias são essenciais para fortalecer os vínculos entre funcionários e empresa. Enviar cartões (eletrônicos ou não), distribuir chocolates na páscoa e separar um dia para comemorar os aniversariantes do mês, são algumas sugestões.

 

  1. VALORIZAÇÃO DO COLABORADOR

 

Todo mundo gosta de se sentir respeitado e valorizado. Isso também acontece no local de trabalho. Portanto, é importante elogiar e reconhecer quando um colaborador se destaca na equipe. Feedbacks construtivos são importantes para o desenvolvimento profissional do funcionário, mas os feedbacks positivos não devem ser esquecidos. Um bom acompanhamento da performance de cada membro da equipe possibilita que os bons resultados sejam monitorados e reconhecidos.

 

  1. INSTALAÇÕES ADEQUADAS

 

O ambiente físico também influencia no clima organizacional. Disponibilizar uma boa infraestrutura é fundamental para que os colaboradores se sintam bem no trabalho. Um número de banheiros adequado à quantidade de funcionários, bons espaços reservados para o lanche e a limpeza dos ambientes são alguns exemplos de fatores que interferem na satisfação com a empresa.

 

  1. FUNCIONÁRIOS INTEGRADOS

 

É importante incentivar o bom relacionamento entre os funcionários. Promover festas de fim de ano, comemorações mensais e happy hours é uma forma de manter seus colaboradores unidos e de motivar um clima agradável na empresa.

 

  1. PERGUNTE A OPINIÃO DOS COLABORADORES

 

Uma ação importante é a realização de pesquisas que tenham como objetivo analisar o clima da organização. Esta é uma forma de saber com precisão como está o nível de satisfação com a empresa e quais os pontos que devem ser melhorados.

 

  1. BENEFÍCIOS

 

Os benefícios oferecidos pela empresa são um fator fundamental para garantir um bom clima organizacional. É um aspecto tão importante quanto o salário, pois possibilita uma boa qualidade de vida ao colaborador. Portanto, oferecer boas opções de vale-refeição, vale-transporte e de planos de saúde, que atendam as necessidades reais dos funcionários, é essencial para assegurar profissionais satisfeitos. Os planos oferecidos também são uma maneira de valorizar seus colaboradores e de ganhar destaque frente a outras empresas.

 

Lembrou de mais algum aspecto essencial para a satisfação dos colaboradores? Compartilhe nos comentários.

Sobre o autor

DNA Saúde

Deixar comentário.

Share This
Navegação