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7 dicas para controlar o estresse do dia a dia e manter a saúde

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Escrito por DNA Saúde

O estresse se trata das respostas geradas pelo nosso corpo e nossa mente para reagir às situações que se apresentam no dia a dia. É um processo natural, porém, corpo e mente podem ficar sobrecarregados quando as exigências do meio são excessivas e acontece o desgaste físico e emocional, surgindo a necessidade de controlar o estresse.

Quando não controlado, o estresse tem efeito acumulativo e gera impactos negativos à saúde física e mental, podendo ser a causa inicial de problemas maiores, como a hipertensão, problemas cardíacos, insônia, colesterol alto, ansiedade, depressão, entre muitos outros.

E não são apenas os grandes problemas que causam estresse nas pessoas! Pequenas situações rotineiras muitas vezes podem ser mais estressantes porque são vividas repetidas vezes, como problemas no trânsito, filas e atrasos. Por isso, controlar o estresse no dia a dia é essencial para ter qualidade de vida.

Para ajudar você a manter uma vida tranquila e mais equilibrada, hoje preparamos 7 dicas para você controlar o estresse no dia a dia e conseguir encerrar sua rotina mais tranquilamente.

7 formas de controlar o estresse diário

1. Utilize rotas alternativas

Se você já sabe que fazer o seu trajeto rotineiro vai encontrar o trânsito complicado, mude-o. É melhor rodar alguns quilômetros a mais do que se estressar com o trânsito caótico de algumas regiões. Outra opção é evitar horários de pico.

2. Saia sempre com antecedência

Tente não sair de casa em cima do horário para seus compromissos. Imprevistos acontecem e, como não temos controle de tudo, calcule um tempo maior para não se atrasar e não precisar correr o tempo todo.

3. Delegue obrigações

Não assuma todas as responsabilidades, afinal, você é uma pessoa só. Delegue obrigações para os filhos, divida as tarefas com seu companheiro e confie na competência e potencial das pessoas para que você não tenha que pensar em cada detalhe ao longo do dia.

4. Pratique a empatia

A atitude de algumas pessoas pode ser irritante, mas para controlar o estresse você precisa tentar compreender que o outro também pode estar estressado. Uma palavra ríspida, uma atitude impensada e outras ações precisam ser vistas por um ângulo diferente.

Pratique a empatia e tente ser mais tolerante com as limitações alheias. Coloque-se sempre no lugar do outro para tentar compreendê-lo.

5. Mantenha a organização

A falta de organização é um fator muito estressante e, para controlar o estresse, é preciso manter-se organizada sempre. Crie cronogramas para ajudar a manter cada tarefa em dia, enxugue sua agenda e não coloque horários apertados entre uma tarefa e outra.

Também não deixe para amanhã as tarefas de hoje, a não ser em casos extremos.

6. Respeite seus horários

É essencial manter horários para controlar o estresse. Procure dormir e acordar sempre na mesma hora, respeite o seu tempo de almoço, pare para um cafezinho ou alongamento e nunca trabalhe até a hora de ir dormir.

Você precisa ter um tempo para relaxar. Determine um horário e encerre o seu expediente de profissional, mãe e dona de casa. A partir daquela hora o tempo é todo seu.

7. Mude seus hábitos

A mudança de hábitos é sempre benéfica e ajuda a controlar o estresse. Organize-se de modo que possa incluir em sua agenda um horário para fazer atividades físicas ou relaxantes para aliviar as tensões. Dê tempo para o seu lazer, tenha um hobby e adote uma alimentação equilibrada pois, por meio dela, você mantém sua saúde e isso ajuda a aliviar o estresse também.

Para controlar o estresse é essencial observar aquilo que deixa você cansada e tensa, suga sua energia e exige muito de você. Identificando os geradores de estresse no seu dia a dia, você consegue adotar medidas para evitar essas situações estressantes e alcançar mais qualidade de vida.

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DNA Saúde

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