Artigos Para Pessoas

5 hábitos que você deve cortar para ser mais saudável

5-habitos-que-voce-deve-cortar-para-ser-mais-saudavel.jpeg
Escrito por DNA Saúde

Imagine uma situação em que você esteja se sentindo continuamente preocupado, estressado, com dores lombares e de cabeça. Você sente que precisa ser mais saudável mas não sabe por onde começar. Acredita que pequenas mudanças em sua rotina pode deixar sua vida mais vigorosa, proveitosa e melhor?

Descubra aqui 5 hábitos que você deve cortar para ser mais saudável e dê um giro na sua vida ainda hoje!

1 – Não controlar a alimentação

A rotina dos brasileiros é carregada de alimentos e hábitos alimentares extremamente nocivos à saúde. Algumas pequenas alterações podem fazer uma grande diferença na sua vida. Por isso, comece a mudar ainda hoje pequenos comportamentos, como:

  • Ingerir diariamente refrigerantes e sucos durante as refeições;
  • Sempre comer um doce após o almoço;
  • Trocar alimentos frescos por enlatados;
  • Colocar leite condensado ou creme de leite nas frutas;
  • Ingerir grandes quantidades de proteína;
  • Comer muita gordura saturada e trans

Um dos principais danos à saúde relaciona-se à grande ingestão de doces. Açúcares como a glicose e a frutose, quando em excesso, são prejudiciais ao organismo, podendo acelerar o envelhecimento, causar cansaço, sonolência e queda de energia. Além disso, podem aumentar o risco para doenças como câncer, hipertensão, estarem associados à baixa resistência imunológica e em processos neurais relacionados ao vício.

2 – Fumar

O tabagismo realmente já teve seu “auge”, não é mesmo? Mas hoje é um hábito conhecidamente prejudicial à saúde e “fora de moda”. Fumar, além de ser fator preponderante para algumas doenças, como cânceres e outras respiratórias, ainda está relacionado à piora dos sintomas da menopausa, além relacionar-se à impotência, ao envelhecimento acelerado, à maior fadiga e perda da vitalidade.

3 – Não praticar exercício físico

Ah, os exercícios físicos! Comece hoje mesmo a fazer alguma modalidade e você verá — em longo prazo, já que o começo pode lhe render, de fato, algumas dores a mais — o quanto se sentirá mais jovem, com maior energia, muito mais disposto e interessado em cuidar de si mesmo. Atividades físicas promovem um envelhecimento mais saudável e contribui para melhora de fatores físicos e emocionais que podem influenciar diretamente na qualidade de vida.

4 – Não possuir uma rotina de sono

Manter hábitos relacionados ao sono é extremamente importante para preservar o seu ritmo biológico de forma a manter a disposição e evitar a sensação de cansaço e desânimo. Em outras palavras, se você é do tipo que dorme tarde, de nada adianta querer dormir cedo para compensar o dia anterior.

O melhor é manter uma constância tanto na duração do sono — que pode variar entre sete e oito horas seguidas diárias — quanto no horário de início e término. Pode acreditar: acostumar o seu corpo à rotina de sono é extremamente benéfico à sua saúde!

5 – Ingerir bebida alcoólica em excesso

Além de engordar bastante e estar relacionado a doenças, como as hepáticas, cardíacas, cânceres, entre outras, o álcool leva ao vício e provoca danos cerebrais relacionados à memória, neurodegeneração, déficits cognitivos e inibição de desenvolvimento de novos neurônios.

Ser mais saudável: equilíbrio

O segredo para uma vida mais vigorosa é o equilíbrio. Ser mais saudável relaciona-se à manutenção de hábitos importantes, de forma que eles estejam mais presentes na sua vida que aqueles pequenos hábitos prejudiciais que, obviamente, não conseguimos excluir totalmente. Por isso, vá àquele maravilhoso churrasco no domingo, mas não se esqueça de todas essas dicas maravilhosas e cuide de si continuamente para ter uma vida melhor e mais longa.

Gostou das nossas dicas? Que tal deixar um comentário?

Sobre o autor

DNA Saúde

Deixar comentário.

Share This
Navegação