Artigos Para Pessoas

12 principais exames laboratoriais para check-up da saúde

12_principais_exames_laboratoriais_para_check-up_da_saúde.jpg.jpeg
Escrito por DNA Saúde

Ir ao médico pelo menos uma vez ao ano para fazer um check-up é de extrema importância. Muitas pessoas se abstém dessa prática por falta de tempo, por receio ou até mesmo porque não possuem um bom plano de saúde. Mas, vale lembrar que é melhor ficar em dia com a saúde do que esperar os sintomas de alguma doença aparecerem.

Os exames laboratoriais são essenciais para os médicos diagnosticarem certas doenças ou confirmarem um diagnóstico. O paciente vai até um laboratório indicado e retira amostras para análise. Saiba agora os principais exames laboratoriais para check up da sua saúde.

Exames de sangue

Com uma amostra de sangue o laboratório pode realizar diversas análises sobre o quadro de saúde do paciente. Esses exames de sangue são classificados como:

Hemograma

O hemograma é um exame que identifica a contagem de plaquetas vermelhas, glóbulos vermelhos e glóbulos brancos no sangue. Esse é um dos exames laboratoriais mais pedidos, em que se pode diagnosticar anemia, inflamações, infecções e a coagulação sanguínea.

Glicose

O exame de glicose é feito para analisar como o corpo absorve a glicose e se o paciente pode ter diabetes e iniciar os devidos tratamentos. Os diabéticos fazem diversas vezes para o controle eficaz da doença.

Colesterol

O exame de colesterol é usado para quantificar tanto o colesterol ruim (VLDL) quanto o colesterol bom (HDL). Esse exame é um bom indicador para problemas cardíacos, já que o colesterol ruim é uma das maiores causas de doenças cardíacas e o colesterol bom é o maior combatente natural do organismo contra o colesterol ruim.

Ureia e creatina

Esses exames têm como finalidade ver como está a saúde e o funcionamento dos rins. Os rins são os órgãos responsáveis pela filtragem do sangue do corpo.

TSH e T4 livre

Excelente exame para controlar e diagnosticar doenças na glândula tireoide. A partir dos 30 anos de idade é pedido, principalmente para as mulheres. Com os exames THS e T4 livre é possível iniciar o tratamento de hipertireoidismo ou hipotireoidismo.

Ácido úrico

O exame de ácido úrico é feito para diagnosticar doenças como a gota e o aparecimento de cálculos renais. Quanto maior a quantidade de ácido úrico, mais propenso o organismo está para o aparecimento dessas doenças.

Exames de fezes e de urina

É normal o médico pedir exames laboratoriais como exames de fezes e de urina. Eles podem ser classificados como:

Protoparasitológico

É um exame de fezes muito utilizado para a visualização de protozoários ou outros tipos de fatores nocivos ao homem.

Coprocultura

É a cultura de fezes, que é usado para quantificar o crescimento de bactérias nocivas ao ser humano por meio de suas fezes.

Sangue oculto

Com uma dieta especial durante três dias, o paciente faz a coleta de suas fezes no 4° dia. Esse exame serve para identificar qualquer surgimento de sangue nas fezes.

Sudam III

O Sudam III é para identificar se há ou não gordura nas fezes. Assim como o sangue nas fezes, a gordura é motivo de atenção com a saúde.

EAS ou Urina tipo 1

Um exame muito utilizado para ver a função renal do paciente. Pode auxiliar o médico a encontrar doenças e infecções urinárias.

Urocultura

Assim como a coprocultura, a urocultura é a cultura da urina que serve para quantificar o crescimento de bactérias nocivas por meio da urina.

Os exames laboratoriais são simples e com apenas alguns dias você obtém os resultados. O médico irá identificar qualquer alteração e passar os medicamentos e tratamentos qualificados para cada tipo de alteração ou doença que possa aparecer.

E você, está pronto para ir ao médico fazer um check up? Tem mais algum exame que acha que seja necessário? Ficou alguma dúvida sobre os exames laboratoriais? Faça um comentário no post e nos conte suas experiências!

Sobre o autor

DNA Saúde

Deixar comentário.

Share This
Navegação